tool-11Featuresinfo copyCreated by Denis Klyuchnikovfrom the Noun Project956

Hot Stamping

Impressão Hot Stamping

A impressão Hot Stamping é muito usada para conceder elegância no material gráfico, deixando importantes detalhes como logotipo e logomarca ainda mais atraentes e sofisticados.

Um fato interessante sobre o Hot Stamping é que a sua aplicação não detém de tinta para gravura e sim de uma chapa de metal e uma fita metálica, na qual a chapa é aquecida e pressionada junto à fita que é solta durante esse processo e transferida para a superfície do papel.

Como o processo produtivo para aplicação dessa cobertura é diferenciado do tradicional, disponibilizamos abaixo um passo a passo para preparação dos arquivos, confira!

Preparando os arquivos

Para que aplicação do Hot Stamping seja realizada de forma correta é obrigatório o envio de dois arquivos, a arte gráfica e a Máscara.

A Máscara indica o local em que será aplicada a cobertura e deve ser enviada em vetor e somente com o canal ativo (C0 M0 Y0 K100), conforme exemplo abaixo:

forma correta para montagem do arquivo

Ressaltamos que se o local que receberá aplicação de Hot Stamping estiver presente também na arte gráfica poderá ser finalizado de forma indesejada, visto que o acabamento pode ter uma pequena variação durante seu processo de produção.

Observe o exemplo:

forma errada para montagem do arquivo

 

Hot Stamping e Verniz Localizado

A categoria de Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping uni duas coberturas altamente requisitadas do ramo gráfico, para trazer ainda mais atração aos produtos. Porém existem alguns cuidados a serem tomados durante a criação da arte gráfica visando entregar o melhor resultado.  Sendo assim, confira abaixo:

Primeiro, os arquivos devem ser enviados separadamente, ou seja, em um documento a Máscara de Verniz Localizado seguindo as orientações do verniz – saiba mais acessando Verniz Localizado – e, em outro a Máscara do Hot Stamping de acordo com as suas limitações.

Obs.: a quantidade de arquivos vária de acordo com a descrição da compra, caso seja um material 4×4 o envio será da seguinte forma: Frente, Verso, Máscara Frente, Máscara Verso e Hot Stamping.

Segundo, o Hot Stamping é aplicado somente na área da frente do impresso, já o Verniz Localizado pode ser aplicado tanto na frente quanto no verso, desde que ambas as coberturas não sejam sobrepostas. Por isso, garanta que as indicações de aplicação tenham uma distância mínima de 0,6 mm (0,06 cm) de cada cobertura, evitando avaria após processo produtivo do material.

Confira a imagem abaixo:

máscara de verniz localizado e hot stamping

medida entre verniz localizado e hot stamping

  

Detalhes importantes

  • Envie a Máscara em vetor;
  • Utilize apenas a paleta de cor CMYK;
  • Não recomendamos o uso de fontes e linhas com espessura mínima ou artes muito detalhadas, pois podem apresentar falhas após a aplicação do Hot Stamping;
  • Ressaltamos que acabamentos como furo e corte especial se aplicado sobre o Hot Stamping geram danos ao produto, como rasgos e decalque.
  • A indicação do efeito Hot Stamping deve ser mantida apenas no arquivo Máscara;
  • O Hot Stamping só é permitido em uma área de até 9x9cm e apenas na parte da frente do material;
    Obs.: a Gráfica Exclusiva não recomenda que toda a área permitida seja preenchida com a cobertura, visto que  devido ao processo produtivo pode apresentar danos no material como bolhas, riscos e outros.
  • Reforçamos ainda sobre a distância mínima exigida de 0,6 mm entre as coberturas de Verniz Localizado e Hot Stamping, pois a sobreposição de ambas causam danos no processo final. Visto que para aplicação do Hot Stamping é necessário uma alta temperatura e esta prejudica o verniz já aplicado.

 

Aqui na Gráfica Exclusiva você encontra a cobertura de Hot Stamping em diversas opções de cor, como vermelho, azul, dourado, rosa, prata e o holográfico. Além disso, possuímos uma categoria completa para todos os Materiais de Hot Stamping e Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping, confira!

 

Fique atento: os conteúdos abaixo também podem ajudar!

Como utilizar o preto em minha arte gráfica?

Como converter efeitos em imagem?

Por que utilizar CMYK e não RGB?

 

Clique AQUI para acessar nossa central de instruções.